Se você chegou até esse texto através do site da Palomita, você já deve saber o quanto a sustentabilidade na moda é importante nos produtos por aqui. Se você ainda não conhece a marca, não tem problema, esse texto é para todas as pessoas que consomem moda.
Ser uma pessoa consumidora nos dias de hoje implica uma série de responsabilidades. Pois o aquecimento global é uma realidade e está mais do que comprovada a participação da indústria nessa pegada. Tanto que foi a partir da segunda guerra mundial, com a expansão da industrialização em massa, que a temperatura do planeta passou a sofrer os aumentos mais importantes.
Impactos da indústria da Moda
Somente no ano 2018, a indústria da moda contribui com o equivalente a 4% (aproximadamente) de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. O volume total de gases deve aumentar em 30% até 2030, chegando a 2,7 bilhões de toneladas por ano (veja mais aqui).
Mas o que nós consumidores temos a ver com a sustentabilidade na moda? A resposta é: tudo! Primeiro, porque as pessoas consumidoras têm o importante poder da escolha, podendo pressionar marcas e varejistas a agirem de forma alinhada com as necessidades da nossa sociedade e do planeta. Segundo, porque 23% de todo o impacto da indústria é gerado na fase de uso e pós-uso, o que se refere à forma como compramos, usamos, cuidamos e descartamos os nossos produtos.
Como o conhecimento é fundamental para que todos os participantes de uma cadeia de valor (incluindo consumidores) compreendam o próprio papel nesse processo, vamos falar um pouquinho sobre moda sustentável.
A sustentabilidade se dá no equilíbrio entre as capacidades do planeta e as necessidades humanas. Hoje, seriam necessários 1,75 planetas terra para suprir as demandas de consumo da população. Ou seja, estamos utilizando mais recursos biológicos do que o planeta é capaz de regenerar.
Além do aspecto ambiental, os padrões de sustentabilidade devem necessariamente contemplar a questão humana, as pessoas que fazem parte da cadeia de valor. o que inclui condições de trabalho justas e ética.
Mas afinal, o que é a sustentabilidade na moda?
Minimamente, a moda mais sustentável é aquela que se tem preocupação com o impacto ambiental dos seus processos (quantidade de água, energia e tipo de insumo); que utiliza materiais com maior qualidade e durabilidade, para permitir que o ciclo de vida do produto seja mais longo; que opte por materiais que, caso descartados, sejam menos prejudiciais ao ambiente; que se preocupa com o pós-uso de produtos e com novas formas de comércio; e que cuida das pessoas envolvidas em todo processo, mesmo aquelas indiretamente envolvidas.
O papel dos consumidores no percurso para uma moda mais sustentável
Sabemos o quão importante é a atuação dos consumidores nesse trajeto de mudanças que a indústria da moda precisa sofrer. Sendo assim, listamos abaixo alguns questionamentos que podem nos ajudar a refletir sobre nossas escolhas.
- Você se questiona antes de comprar um produto?
- Se preocupa em ter peças que você vai poder usar mais vezes, que sejam mais duráveis?
- Você costuma pesquisar o impacto da sua marca favorita?
- Como você descarta produtos que não usa mais?
A sustentabilidade na moda não é uma via de mão única, empresas, pessoas e governos de hoje serão responsáveis por pessoas e planeta do futuro. O desafio não é pequeno, principalmente porque envolve uma outra maneira de pensar nosso poder de compra e nossos hábitos. O primeiro passo é buscar conhecimento, o segundo é agir. Vamos juntas?