eco fashion lab

Mas afinal, calçados podem ser sustentáveis?

Sapatos de menor impacto ambiental vêm sendo protagonistas no mundo da moda. Mas como identificar os calçados verdadeiramente sustentáveis?
Sandália Palomita

Os sapatos fazem parte da evolução da humanidade desde os primórdios. Seu design passa por influências culturais, sociais, climáticas e de atividade. Assim como as roupas, os calçados sempre representaram nossos signos sociais para comunicar status, crenças e vaidades. Sobretudo, sofrem frequentes adaptações a partir das nossas necessidades como consumidores e também do desenvolvimento tecnológico.

Neste sentido, calçados sustentáveis vêm se tornando protagonistas no mercado de moda, principalmente pelo emprego de materiais de menor impacto ambiental. Mas por que ouvimos tanto falar em materiais sustentáveis?

O desenvolvimento de calçados com menor impacto ambiental

Na indústria de calçados, grande parte dos seus impactos ao meio ambiente está relacionada aos tipos de materiais empregados, que correspondem à cerca de 80% dos impactos gerados em toda sua vida útil. Assim, as necessidades de adaptação para a sustentabilidade fizeram com que surgissem diversos materiais com menor impacto ambiental. A feira Inspira Mais é uma grande vitrine desses lançamentos.

Para o setor calçadista nem tudo é tão simples. Um par de calçados pode chegar até 40 tipos de materiais diferentes em sua composição, distribuídos entre seus componentes que são unidos por colas e costuras. Portanto, para um calçado ser considerado sustentável é fundamental avaliar que tipos de materiais estão sendo utilizados.

Materiais para calçados sustentáveis

Materiais sustentáveis

De modo global, são escassas as marcas de calçados que comunicam de maneira clara os materiais e substâncias utilizados na fabricação de seus calçados. Os motivos são diversos, mas o mais preocupante é que muitas marcas desconhecem das caracterizações dos seus materiais e se apropriam do título de calçado sustentável sem garantir que os materiais sejam mesmo de menos impacto ambiental.

Muitas vezes, marcas empregam apenas um tipo de material com título de sustentável e mantem todos os outros materiais poluentes.

O cabedal é a última parte que reveste todo o calçado. Muitas marcas aplicam um material considerado sustentável apenas neste componente, o que deixa de lado todas as outras partes como forro, sola, palmilha, etc.

Comprando calçados sustentáveis

Sandália Palomita

Para garantir que você está mesmo adquirindo um calçado sustentáveis, inclusive pagando mais caro por isso, você precisa pesquisar e identificar alguns pontos:

  • A marca do produto que você está comprando tem o conceito de sustentabilidade ou só tem um produto específico intitulado de sustentável?
  • Quais materiais são empregados em todas as partes que compõem o calçado?
  • O material identificado como sustentável representa quantos porcento da composição do calçado?
  • Qual a origem dos materiais intitulados sustentáveis? Como eles causam um menor impacto ao meio ambiente?

Para vocês terem uma ideia do que está rolando no mercado de moda, existem materiais batizados de sustentáveis que possuem apenas 30% de sua composição sustentável, misturados à 70% do velho material não sustentável. Ou seja, muitas marcas de apropriam do título de sustentáveis por usar apenas no cabedal um material que nem é 100% à base de matéria prima de menor impacto ambiental.

Outro ponto que precisa ser considerado é: todos os elementos que compõem o calçado são compatíveis entre si para os sistemas de reciclarem, reutilização ou degradação?

O desenvolvimento de calçados genuinamente sustentáveis demanda muitos esforços, pesquisas e embasamento científico. Por isso que eu, como diretora criativa da Palomita, sou pesquisadora de materiais para o design circular. Nosso objetivo é nos aproximar cada vez mais da equação ideal para reduzir os impactos ambientais na produção dos nossos calçados.

Seguimos evoluindo! 🌷

Compartilhar:

Mais
artigos

Assine nossa newsletter!

Te contamos mais sobre nossos produtos e nosso blog ECO FASHION LAB.

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.